segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Parafuso 1

A. Silva (nome fictício, o seu verdadeiro nome é Domingos Leitão Moreira e reside na Rua Nova do Seixo, 396 2º Esq. Fr., 4460-783 Custóias) nasceu não com um mas com dois parafusos a menos.

Ao cabo de muita instrução primária e corrigindo erros de cálculo à palmatória lá conseguiu encontrar o primeiro, alojado nos entrefolhos da primeira fralda que usou, em tecido de algodão e religiosamente guardada pela madrinha de baptismo, com a primeira caquinha e tudo, quando a foi visitar pela Páscoa e a encontrou com o pé p’rá cova, que nem folar teve tempo de preparar para o afilhado.

Como as letras a giz que a professora paulatinamente debitava no quadro de lousa o tivessem, desde há uns meses, obrigado a semicerrar os olhos para não ver a lição desfocada, era já feliz proprietário de um par de óculos e vítima da inveja dos colegas de classe, que não estiveram com meias medidas e lhe partiram o focinho à traição no recreio, deixando-lhe uma haste desconcertada e solta.

Para não se queixar em casa (levava logo outra tareia do pai) recorreu ao engenho, e consertou os óculos com a ajuda do parafuso perdido. Descobriu então que o par de óculos utilizava dois, um para cada haste, e previdente como era empreendeu nova busca, um parafuso sobressalente seria da maior importância caso os invejosos da classe resolvessem repetir a dose de enxerto de porrada. Não encontrou um nem dois, mas sim milhares, com formas, feitios e cores do mais variado que se podia imaginar, tanto que fundou, anos mais tarde, a loja de ferragens Leitão Moreira & Filhos, Lda. na Rua do Almada, Porto, hoje infelizmente transformada em loja chinesa por motivo de insolvência (a maldita crise, à mistura com a concorrência das grandes superfícies em matéria de bricolage lá lhe foram levando os clientes).

A. Silva é hoje proprietário de uma marisqueira de renome em Leça da Palmeira, e nunca se esquecerá da lição que a vida lhe proporcionou, ao fazer com que nascesse com parafusos a menos.

Sem comentários: